A natureza e Mãe.

A natureza e Mãe.
A Natureza é Mãe.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Informações retiradas so www.bebe.abril.com.br Interessante.

Cuidado com o sal

A gestante deve economizar nas pitadas

Para facilitar a digestãoFoto: Fábio Castelo /
Objetos: Andréa Silva /
Culinária: Silvia Marques /
Agradecimentos: Nelise Ometo
e Roupa de Mesa
Reduzir o consumo de sódio é uma garantia de saúde na gestação. O recado vale até mesmo para as grávidas que não tenham problemas de pressão. Isso mesmo. Ir com cautela ao saleiro contribui para que todo o sistema circulatório funcione a contento. Sal demais faz com que a sede venha com intensidade. E, quanto mais água ingerida, maior será o volume de líquidos em circulação, o que favorece os inchaços.

Redobrar os cuidados na gravidez também ajuda a afastar o perigo da hipertensão gestacional, que pode levar ao parto prematuro e prejudicar o bebê. É muito importante que você converse com seu médico a respeito desde as primeiras semanas.

Mas, veja bem, não é preciso comer refeições insossas. Basta evitar os excessos. Uma dica é encher as receitas de ervas e de temperos, como a cebola e o alho, que enchem o prato de sabor e de substâncias protetoras.

Confira uma receita de empada que contém esses ingredientes e foi criada pela equipe de culinaristas da Mãe Terra. Ela é bem-vinda em reuniões, como o chá de bebê.


Empadinha

Rende 10 unidades

Ingredientes

Massa
2/4 xícara de chá de farinha de trigo integral Mãe Terra
1 pitada de sal moído Mãe Terra
3/4 xícara de chá de farinha de trigo branca
1 pitada de fermento em pó
3 colheres de sopa de manteiga bem gelada
Água

Recheio
1 colher de sopa de cebola
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 vidro de palmito lavado, fervido e picado
2 colheres de sopa de gergelim Mãe Terra
Salsinha e cebolinha a gosto
1 colher de sopa de azeitonas picadas
1 colher de sopa de extrato de soja Mãe Terra
½ xícara de chá de leite

Modo de preparo

Massa
Misture os sólidos. Adicione a manteiga em cubinhos e mexa com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida. Coloque a água aos poucos até dar o ponto. Forme uma bola, envolva a massa em papel filme e leve à geladeira por 1 hora.

Recheio
Refogue a cebola no azeite, acrescente o palmito, o gergelim, a salsinha, cebolinha e a azeitona e mexa. Dilua o extrato de soja no leite e adicione ao refogado, deixando cozinhar por 3 minutos.
Modele a massa em forminhas individuais untadas, forrando a base, coloque o recheio e feche com mais uma porção de massa. Se desejar, pincele com gema de ovo (de preferência, caipira). Leve ao forno preaquecido até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário